Receita de Colomba Pascal para alegrar o seu domingo

Colomba Pascal
Imagem de Pexels por Pixabay

Domingo, 21 de Abril é páscoa e não podia faltar uma receita especial aqui no Barba. A Colomba Pascal é uma receita italiana.  Originalmente, a Colomba Pascal é um pão doce em forma de pomba que leva laranja cristalizada, raspas de laranja, uma calda de açúcar, laranja, claras e amêndoas. Essa receita é bem fácil de fazer e quem nos ensinou o preparo é a Natiele Cristina Rodrigues Panza, instrutora de Formação Profissional do Núcleo de Panificação e Confeitaria do Senai-MG. Mãos à massa?

Colomba

Foi em Pavia na Lombardia que a famosa Colomba Pascal, que conhecemos hoje, nasceu. O Rei Alboino recebeu um pão em formato de pomba nas vésperas da Páscoa e compadecido com o gesto, deu fim a guerra.

Se a história é verídica ou não, nunca saberemos. Fato é que a Colomba virou um dos símbolos pascais. Ela representa o Espírito Santo e serve de presente para ser consumida no café da manhã, na sobremesa ou até mesmo depois do jantar.

Receita

Ingredientes:

Esponja

78g de Farinha de trigo especial;

39ml de água gelada;

1/2 gema de ovo;

3g de fermento biológico seco para massas doces;

Massa

116g de Farinha de Trigo especial;

3 gemas de ovos;

49g de manteiga sem sal;

5g de açúcar cristal;

15ml de água gelada;

2g de sal;

57g de uvas passas;

57g de frutas cristalizadas;

18g de cerejas;

Cobertura

130g de açúcar de confeiteiro;

21g de amêndoa moída;

21g de Farinha de Trigo especial;

1 clara de ovo;

Modo de preparo:

Esponja

Misture a farinha de trigo e o fermento biológico instantâneo. Em seguida, acrescente as gemas e a água e misture até total homogeneização. Deixe descansar em uma bacia durante 60 minutos.

Massa

Coloque numa bacia a farinha de trigo, o sal e o açúcar e misture. Acrescente a esponja, as gemas de ovos e sove até total absorção. Incorpore a margarina e sove mais.

Deixe descansar. Intercale 30 minutos de sova e 30 minutos de descanso sob refrigeração.

Repita o processo por três vezes ou até a massa, ao ser aberta, formar uma rede bem fina, parecida com um véu. Acrescentar as frutas e misture e deixe descansar por mais 30 minutos na geladeira.

Colomba recheada de frutas cristalizadas
Imagem de Hans Braxmeier por Pixabay

Divida a massa em 1 peça de 300 gramas e 2 peças de 100 gramas. Boleie as peças, cubra com um plástico e deixe descansar por 10 minutos.

Modele as peças de massa de 300 gramas em formato alongado, do comprimento da forma de colomba, coloque no centro da forma e as peças de 100 gramas, modele em formato alongado, do comprimento da forma de colomba e coloque-as nos lados das aberturas de cada forma. Coloque as formas em assadeira.

Fermentação

Coloque as assadeiras com as colombas para fermentar por aproximadamente 90 minutos a uma temperatura de 35º C em local úmido ou coberta com plástico.

Cobertura

Misture o açúcar de confeiteiro, as amêndoas moídas, a farinha de trigo e coloque as claras de ovos aos poucos. Passe sobre as colombas com o auxílio de um pincel ou manga de confeitar.

Asse em forno a 190º C por aproximadamente 40 minutos.

Sirva da forma que preferir.

Gostou da receita? Se fizer, marque o Barba no Instagram!

Um abraço!

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed