Introdução à Harmonização

Introdução à Harmonização: pORCOMALTINE
Introdução à Harmonização

A harmonização nunca pode ser classificada como regra e muito menos como uma ciência exata. Além de ser experiência a harmonização é um princípio norteador. Cada harmonização é peculiar e única e cada pessoa percebe os efeitos dela de formas diferentes. Vamos começar a introdução à harmonização?

Introdução à harmonização 

Há dois anos atrás estivemos na Cervejaria Kud para conversar com o chef Zito Cavalcante sobre introdução à harmonização e experimentar um frango cervejeiro. Embora os vídeos sejam antigos, o conteúdo sempre é válido! Bora rever?

Frango Cervejeiro

Harmonização

Para falar de introdução à harmonização temos que começar a falar da harmonização. Para que a harmonização aconteça de fato, é preciso identificar todos os ingredientes do prato e também os ingredientes e características da bebida. Portanto, se houve combinação desses ingredientes, aconteceu harmonização. Nenhum dos ingredientes, tanto do prato quanto da bebida pode se sobressair. O que deve acontecer é uma harmonia dos sabores e aromas.

Vinho X Cerveja

Introdução à Harmonização: Vinho x Cerveja

A harmonização de vinhos é mais comum do que a harmonização de cervejas. Não por isso é uma harmonização mais fácil. Alguns falam que o vinho combina com qualquer prato ou que queijos harmonizam melhor com vinho do que com cerveja. Há controvérsia! Você se surpreenderia com a explosão de sabores que alguns queijos fariam se harmonizados com cerveja.

Você já experimentou sobremesa com vinho? E com cerveja? Há quem diga que nem todo vinho harmoniza com sobremesa, eu te garanto que a cerveja é muito mais versátil. Sei que existe um vinho para cada tipo de açúcar e com certeza, ingredientes na cerveja que harmonizam melhor com certos doces. Contudo, para fazer uma harmonização assertiva, basta ter atenção ao perfil da bebida e em suas características.

Princípios da harmonização de cerveja

Harmonizar comida com cerveja é muito prazeroso. Existem três princípios e arriscaria até um quarto. A harmonização por corte é quando a cerveja limpa o paladar para a próxima garfada. A harmonização por contraste é o equilíbrio entre elementos da cerveja e do prato que contrastam. A harmonização por semelhança é quando tanto elementos do prato quanto da cerveja conversam entre si.

Não se engane às vezes dois princípios da harmonização, ou até mesmo os três, podem acontecer ao mesmo tempo. Surpreendente, não é mesmo?!

Introdução à Harmonização: Pratos harmonizados com cerveja
Cozinha com cerveja e harmonização no Barba na Cozinha

O que vale é a tentativa e quando dá certo, a experiência é fantástica. Vamos harmonizar?

Um abraço!

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed