Queijo lupulado: maturação no lúpulo

Queijo lupulado: processo de maturação com lúpulo cascade
Queijo Lupulado

A maturação é um processo de envelhecimento, uma etapa importante para o desenvolvimento das características do queijo. São processos físicos, bioquímicos e microbiológicos que influenciam na textura, sabor e aroma. Reduz a umidade do queijo, aumenta a acidez e a concentração de sais, minimizando o risco da presença de microorganismos não desejáveis. Já provou um queijo lupulado? Que tal maturar um queijo com sabor e aroma de um dos ingredientes mais amados pelos cervejeiros, o lúpulo? A técnica é fácil, simples e viciante.

Queijo lupulado

Quando eu comecei a maturar queijo em casa, a minha primeira experiência foi com o lúpulo “Cascade”. E deu muito certo. Quer aprender a fazer seu próprio queijo lupulado?

Escolha um queijo artesanal de leite cru, ou seja, aquele elaborado a partir de leite recém-ordenhado e não pasteurizado, produzido por pequenos produtores rurais e em pequena escala. Você consegue comprar em Mercados, feirinhas e lojas especializadas.

Como fazer

Para essa receita de queijo lupulado, utilizei um queijo Minas Artesanal do Serro com cerca de 10 dias de fabricação, pellets e flores de lúpulo Cascade e azeite extra-virgem. Para que os sabores aderissem melhor ao queijo, preparei um azeite aromatizado com lúpulo em pellets. É só adicionar aproximadamente de 6 a 8 pellets em 300 mL de azeite e deixar de um dia pro outro.

Queijo lupulado: como fazer
Processo de maturação

Na primeira etapa, passe o azeite aromatizado em todo o queijo. Esfarele os pellets de lúpulo (a quantidade pode variar de acordo com o tamanho do queijo) e cubra o queijo com essa farinha de lúpulo. Se tiver flores de lúpulo, forre a madeira da caixa de maturar e coloque o queijo por cima. Durante a maturação, o queijo deve ser virado uma vez ao dia para que envelheça uniformemente. E caso queira potencializar o aroma de lúpulo, passe o azeite aromatizado uma vez por semana. O queijo deverá ficar em local fresco, longe da luz direta do Sol.

Após 30 dias, o queijo apresentará uma casca dura, amarelada e um aroma predominante floral do Cascade. Com um sabor ácido, típico do Serro, levemente salgado e um amargor bem discreto quando se come o queijo com a casca.

Queijo lupulado finalizado
Queijo lupulado: Maturação no lúpulo cascade em 30 dias

Faça e depois me conte o que achou do queijo lupulado.

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed