Plataforma Fartura – Comidas do Brasil realiza o projeto Fartura BH – Especial Água dia 20/12

Fartura BH: Comida boa
Foto: Divulgação

Plataforma Fartura – Comidas do Brasil nasceu em Belo Horizonte e busca, entre seus objetivos, levar gastronomia, cultura, música e arte à capital mineira. Além do Festival Fartura, que acontece anualmente na cidade com chefs e cozinheiros de todo o Brasil, a Plataforma também oferece versões compactas e temáticas em projetos especiais.

Fartura BH: Evento importante
Foto: Nereu Jr.

No dia 20 de dezembro, será realizado o Fartura BH – Especial Água, com patrocínio da Copasa, que inclui cozinhas ao vivo, artes cênicas e shows de música instrumental na Praça Nova York, das 18h às 22h. A água, um dos elementos essenciais para o exercício da gastronomia, será o tema central do evento, enfatizada pelos chefs convidados. Entre as apresentações artísticas estão o jazz do guitarrista Magno Alexandre e do baixista Bruno Vellozo, o espetáculo “Hidro” da Cia Fusion de Dança e, para encerrar a programação, Jimmy Duchowny Trio sobe ao palco com muito jazz, em uma mistura de Califórnia e Brasil.
Para comandar uma cozinha ao vivo, o experiente chef Ilmar de Jesus vai preparar uma receita em tempo real para os convidados. Há mais de 30 anos à frente do bar e restaurante Casa Cheia, com unidades no Mercado Central e na Savassi, ele já participou de diversos festivais gastronômicos pelo Brasil. Ganhou por duas vezes o primeiro lugar no concurso Comida di Buteco, em 2005 e em 2008; o XXXI Trofeo Internacional de Turismo y Hotelaria 2006, na categoria Restaurante, na Espanha; e o prêmio de gestão no Quality Festival, na Cidade do México, em 2016, pelo Instituto de Qualidade da América Latina. No Fartura BH – Especial Água, ele irá ensinar a receita de tulipinhas crocantes.
A segunda convidada é Sabrina Gomide, que também comanda uma cozinha ao vivo no evento. A chef fez estágios em restaurantes renomados de Belo Horizonte, como o Xapuri e o Vecchio Sogno, é pós-graduada em Gastronomia pelo Senac e em Gestão de Negócios pela UNA. Estudou Gastronomia na Escola Sandhill, nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, morou no Rio de Janeiro, onde estagiou no Olympe e no Atelier Troisgros, ambos do aclamado chef francês Claude Troisgros. Atualmente está à frente da Experimente Cozinha FOOD LAB. No evento especial, ela irá revelar os segredos para um pudim perfeito.

SERVIÇO:

Fartura BH – Especial Água

Data: 20 de dezembro
Horários: das 18h às 22h
Local: praça Nova York, Sion
Aberto ao público.

Programação

18h – Show com Magno Alexandre e Bruno Vellozo
19h – Cozinha ao vivo com o chef Ilmar de Jesus
20h – Cia Fusion de Dança, com o espetáculo “Hidro”
20h30 – Cozinha ao vivo com a chef Sabrina Gomide
21h – Show com Jimmy Duchowny Trio

Informações:

www.farturabrasil.com.br
facebook.com\farturabrasil
instagram.com\farturabrasil

Sobre a Plataforma Fartura – Comidas do Brasil

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil percorre todo o país pesquisando a origem dos ingredientes e seu caminho até a mesa por meio da Expedição Fartura, que já visitou os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Todo o conhecimento adquirido é transformado em conteúdo e disponibilizado no site e redes sociais (Facebook e Instagram), vídeos, livros, programas de rádio e em projetos customizados. A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil recebeu o prêmio de Inovação em Turismo, do Second Runner-up – United Nation World Tourism Organization.

Expedição Fartura

A gastronomia brasileira é farta e rica – por isso a origem do nome da Plataforma. A expedição, desde 2012, apresentou os seguintes números:
– 26 estados e o Distrito Federal visitados, fechando o ciclo do Brasil.
– mais de 70 mil quilômetros percorridos.
– mais de 200 cidades visitadas.
– mais de 550 personagens da culinária brasileira entrevistados.

Festival Fartura – Comidas do Brasil

Os festivais levam o conteúdo da Plataforma ao público, em forma de experiência. Alguns resultados:
– Mais de 185 toneladas de alimentos servidos (2016 e 2017).
– Mais de 10 toneladas de insumos coletados para reciclagem somente em Tiradentes/2017.
– Mais de 4 mil atividades gastronômicas (1998-2017).
– Mais de 4 mil profissionais da gastronomia (1998-2017).
– Mais de 1.000 apresentações culturais (1998-2017).
– Mais de 700 mil pessoas (1998-2017).

Livros

Cada estado visitado pela Expedição Fartura tem um personagem que a gente não esquece. São produtores, chefs, mercados e receitas que têm aquele tempero a mais. Tudo isso é registrado e lançado em livros premiados nacional e internacionalmente. As publicações já ganharam prêmios como o Jabuti e por duas vezes o Gourmand World Cookbook – principal premiação gastronômica do mundo. As viagens resultaram em quatro livros até o momento.

Filmes

Cada edição da expedição gera vídeos com conteúdos que complementam os registros nos livros. Ao longo de quatro anos, o Fartura registrou inúmeras entrevistas em curta, média e longa metragens que são distribuídos em instituições educacionais, além de estarem disponíveis nas redes sociais. Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Um deles recebeu o 1º lugar na 1ª Mostra de Ensaios de Sabores Audiovisuais – MESA, como melhor obra de até 30’.

Programa de rádio

Programas com as descobertas e dicas gastronômicas da curadora Luiza Fecarotta, obtidas durante as Expedições. Rádio CDL FM, 102,9, em Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, três vezes ao dia.

Site e Redes Sociais

O portal Fartura – Comidas do Brasil tem como missão reunir o conteúdo coletado na Expedição e tornar acessível o compartilhamento desse material. No site, assim como nas redes sociais como Facebook e Instagram, encontram-se receitas, vídeos, informações dos festivais, curiosidades gastronômicas e até contato dos produtores.

Conteúdos e viagens customizados

A partir do conhecimento adquirido pela Plataforma, são construídos produtos específicos para empresas dos setores de alimentação, aviação, turismo, entre outros. Os conteúdos são desenvolvidos entendendo a estratégia de marca de cada cliente. Tanta informação compartilhada também possibilitou que a Fartura criasse viagens customizadas.

*Fonte: Assessoria de Imprensa

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed