O Barba na Cozinha do mês de novembro vem direto da casa da vovó, quebrando todos os velhos costumes, destruindo as amarras do passado e criando um novo futuro em um mundo aonde não existem mais limites para a cerveja artesanal, seu café da tarde nunca mais será o mesmo. Apresento a vocês o BOLÚPULO, uma receita de bolo com Lúpulo, harmonizado com a American Pale Whale da capitania brewin’ co.! Essa receita maravilhosa promete abalar as estruturas da tradicional família brasileira e você aprende agora. Tomar cerveja e comer bolo no delicioso lanchinho da tarde, agora pode!

Ingredientes

– 240 ml de leite ( 1 xícara)

– 4 g de Lúpulo Cascade

– 120 g de manteiga ( ½ xícara + 1 colher de sopa)

– 360 g de açúcar refinado ( 2 xícaras)

– 60 g de cacau em pó ( 2/ 3 de xícara)

– 100 g de ovos ( 2 ovos)

– 240 g de iogurte

– 10 ml de essência de baunilha ( ou 2 colheres de chá)

– 240 g de farinha de trigo ( 2 xícaras)

– 5 g de bicarbonato de sódio ( 1 colher de chá)

– 2 g de fermento em pó ( ½ colher de chá)

Preparo

Esfarele o lúpulo sobre o leite, misture  e deixe por pelo menos uma hora em um pote tampado.coe em uma peneira bem fina ou passe o leite por um pano limpo  e coe bem o lúpulo. Derreta a manteiga e misture esse leite. Adicione o açúcar e o cacau e misture bem. Acrescente os ovos, o açúcar e a baunilha e misture até ficar homogêneo. Adicione os ingredientes secos, previamente peneirados, e misture bem. Coloque em uma forma untada e leve ao forno a 180º por aproximadamente 25 minutos. Espere esfriar e desenforme.

Harmonização

Já eram por volta de 15h quando terminamos as gravações da receita e iríamos começar a parte final. A gravação da harmonização sempre é uma hora desejada, juntando com todo o esforço e cansaço da filmagem, a vontade de comer e o clima hospitaleiro de casa de vó da Casa Ataré, partimos pra nos deliciar com essa experiência única. Nunca haviamos testado essa técnica desenvolvida pela Chef Ana Silvia Valadão.

Pasmem, o resultado foi incrível! O famoso bolinho da tarde agora tem um novo companheiro. Além do cafézinho a cerveja também entra como opção pra esse momento tão tradicional das famílias mineiras. Não vou repetir o que disse no vídeo sobre a harmonização, só quis que vocês sentissem um pouco desse momento final na gravação de um episódio do Barba Na Cozinha. Mais uma missão cumprida e mais uma receita inesperada com cerveja!

Quer conhecer outra receita feita com cerveja?! Cola nesse vídeo feito com a English Pale Ale da Cervejaria Gangster!

Gostou dessa receita? Comenta aí qual receita vc gostaria de ver aqui no Barba na cozinha!

Abraço