Ontem saiu mais um vídeo do canal do Barba, Barriga e Cerveja, mas esse foi o primeiro da série Barba na Cozinha. Para estrear Marcus e Pedro fizeram um hambúrguer harmonizado com uma soldati summer ale da Cervejaria Gangster. Após as gravações a harmonização esteve disponível no Bar do Convés, no Guaja Casa para que as pessoas pudessem experimentar essa obra de arte. A repercussão foi #gigante e o #GuaxininBolado157 fez muito sucesso! Quem viu o vídeo ficou conhecendo o chef convidado para este programa e como ficou essa receita, mas qual é o perfil desse artista por trás do Guaxinin Bolado 157?

O Pedro Mendes é graduado em Gastronomia e já foi cozinheiro em várias cozinhas de renome como a do Vecchio Sogno, a do La Palma, a do Alma Chef, a do A Alfaiataria, a do Vapiano, na Austrália, e atualmente comanda a cozinha da Guaja casa. Quando foi fazer intercâmbio na Austrália, Pedro teve o primeiro contato com as panelas no restaurante especializado em cozinha italiana e foi lá que decidiu seguir carreira. Quando voltou ao Brasil é que iniciou o curso de gastronomia e começou a pesquisar mais sobre o assunto. Nesse período é que começou sua admiração pelos chefs Alex Atala, Roberta Sudbrack, Leonardo paixão, Fred Trindade e Felipe Rameh.

Apaixonado pela cozinha brasileira, o chef Pedro Mendes prefere pratos da alta gastronomia que envolvam esses ingredientes. Segundo ele, o Brasil é um país muito grande e dentro no nosso território podemos identificar vários tipos de cozinha e ingredientes. Essa diversidade faz da gastronomia brasileira uma das mais ricas do mundo. Embora tenha um repertório muito rico, Pedro diz que na sua cozinha não pode faltar sal, pimenta e ervas aromáticas, responsáveis para dar personalidade a qualquer prato.

E pra finalizar, Pedro compartilha conosco a receita que foi ao ar aqui no Barba, o #GuaxinimBolado157:

INGREDIENTES

12 garrafas da soldati Summer ale da Cervejaria Gangster (1 garrafa de 600ml para a redução e 11 garrafas para consumo antes, durante e depois da preparação do prato);

1 Pão Australiano;

120g de contrafilé moído;

40g de fraldinha moída;

1 fatia de queijo gouda;

120ml de óleo de milho;

10g de mostarda;

Suco de ½ limão;

1 gema;

20g de cebola roxa;

30ml de molho inglês;

5 fatias de pepperoni;

Alho crocante;

10g de manteiga;

50g de açucar mascavo;

Sal;

Pimenta do reino;

1 dente de alho repicado;

MODO DE PREPARO

1 – Moldar o contrafilé e a fraldinha na forma de Burger e reservar.

2 – Para a cebola, fatiar tiras finas e saltear com a manteiga ate murchar bem. Acrescente uma pitada de sal e açucar. Baixar o fogo e acrescentar o molho inglês. Aguardar mais ou menos de 2 a 3 minutos.

3 – Para o aioli, coloque para reduzir em uma panela a cerveja junto com o açúcar mascavo até caramelizar. Em um bowl coloque a gema, o suco de limão e a mostarda e com um fuê bata firmemente enquanto acrescenta o óleo bem devagar. Vá batendo até começar a pegar liga e a maionese se formar. Quando tiver a quantidade necessária, tempere com sal, o alho repicado e um fio da redução de cerveja feita anteriormente. Reserve.

4 – Para grelhar o burger, despeje um fio de óleo e em fogo alto, tempere com uma chuva de sal e pimenta.

5 – Grelhe também o pão para que ele esquente e fique levemente crocante. Fazendo isso você também impede que o molho entre e enxarque o pão. #ficaadica

6 – Coloque o queijo gouda na chapa, ela vai derreter e formar uma crosta do lado de baixo

7 – Para montar coloque o pão, o burger, 1 fatia de queijo gouda, a cebola, a gosto, 4 fatias de peperoni, 1 colher de sopa de aioli gângster e crocante de alho a gosto. Harmonize o Guaxinin Bolado 157 com a soldati Summer ale da Cervejaria Gangster e nos conte como é que foi usando as #s #GuaxininBolado157 #BarbaBarrigaeCerveja #CervejariaGangster #Guaja.CC e nos marcando nas redes sociais.

Espero que vocês também gostem!

Um abraço!