Jambalaya

No último Barba Na Cozinha, fizemos uma costela na stout. Esse mês o Barba Na Cozinha foi bem quente. O Jambalaya é uma receita clássica de New Orleans em Luisiana nos EUA. Leva vários tipos de carnes, inclusive defumada, arroz e muita pimenta. Tivemos a ideia de usar a New Orleans, uma black IPA da Cervejaria Anton Beer como ingrediente para o último episódio do Barba Na Cozinha. Convidamos o chef Rodrigo Baeta do O Ser Vejeiro a trazer a cidade de New Orleans para esse episódio e fizemos o desafio de criar um bolinho de Jambalaya.

Ingredientes

200g de tomates picados em cubos;

150g de alho poro picados;

150g de cebola picada;

150g de pimentão vermelho e amarelo picados;

1 colher de sopa de orégano;

1 colher de sopa de tomilho seco;

2 folhas de louro;

50g de extrato de tomate;

1 xícara de caldo de galinha;

Cajun (1 colher de sopa de:páprica, sal, pimenta preta, alho em pó, cebola em pó, pimenta cayena e tomilho seco) à gosto;

250g de camarão vermelho;

250g de peito de frango, cortados em cubos;

250g de lingüiça calabresa defumada;

250g de arroz branco cozido

150ml de New Orleans, black IPA da Anton Beer;

Cebolinha;

Para empanar:

6 ovos;

300g de farinha (panko, de rosca ou de pão);

Preparo

Jogar um fio de óleo em uma panela quente e adicionar a linguiça defumada. Espere soltar a gordura e acrescente o frango e deixe dourar. Acrescente a cebola e o alho até dourar. Em seguida, adicione o pimentão e o alho poró.

Despeje o extrato de tomate e misture. Coloque as folhas de louro e o caldo de frango. Entrar com os temperos secos, orégano, tomilho seco e a cerveja. Acrescente os tomates, o Cajun, pimenta preta e o arroz cozido.

À parte, em uma frigideira quente, jogue um fio de azeite, mateiga e sele os camarões. Deixe dourar e acrescente ao jambalaya. Para finalizar jogue a cebolinha na panela.

Espere esfriar e faça pequenos bolinhos. Empane com ovo e farinha (pode ser panko, farinha de rosca ou de pão). Frite em óleo quente e sirva.

Essa receita rende em média 27 bolinhos e serve 3 generosas porções.

E aí? Curtiu? Quero ver quem vai fazer, hein? Se fizer, não esqueça de postar no Instagram, marcar o @barbabarrigaecerveja e usar a #blackjambalipa!

Na próxima sexta-feira, 22/09 às 19h30, estaremos no Jacaré Jamba & Jazz, lá no O Ser Vejeiro, na Rua Paraíba, Número 805. Vai rolar muito jazz, a harmonização desse episódio do Barba Na Cozinha com a New Orleans, a Black IPA da Anton Beer e a porção de #blackjambalipa para vocês experimentarem. Já pensou em começar o fim de semana em New Orleans? Partiu?

Um abraço!