Festa de um ano da Cervejaria Verace promete ser especial. Nós já falamos da Cervejaria Verace por aqui mais de uma vez. Se não lembra, você pode conferir o vlog que fizemos da Primeira Brassagem Aberta da Academia Sommelier de Cerveja, que aconteceu lá na cervejaria. Também fizemos um tour cervejeiro com o Beertube, o grupo nacional dos Youtubers cervejeiros e a cervejaria nos recebeu de braços abertos.

Nosso caso de amor com a Verace começou antes mesmo da cervejaria abrir as portas. São pessoas que fazem qualquer marca ser forte e ter sucesso. Todas as pessoas envolvidas e que trabalham diretamente com a Verace são pessoas incríveis. A festa de um ano da Verace é mais que merecida!

 O início

A cervejaria foi criada à partir do sonho dos sócios e do conhecimento que cada um acumulou em fábrica durante sua trajetória profissional. Depois de muito estudarem e se profissionalizarem nasceu finalmente a Verace. Verace é uma palavra derivativa do Latim,  VERA CERVISIAM, a Verdadeira Cerveja. A cervejaria foi criada no chão. Construída do zero. Cada parafuso colocado foi pensado para que cada processo fosse otimizado. Um dos grandes pilares da cervejaria é a alta tecnologia usada nos processos, que garante a qualidade dos produtos. Túlio Silva, mestre cervejeiro e um dos sócios, foi responsável direto para a fabricação e modificação dos projetos para garantir a capacidade técnica dos equipamentos possibilitando o desenvolvimento de produtos de alta qualidade.

 

Inovação

As cervejas são verdadeiras obras de arte, tanto nos rótulos, quanto no conteúdo. A Disturbed, uma Double IPA de amargor marcante, que encontra equilíbrio no corpo, no maracujá e no sutil toque de melão e frutas vermelhas; a Uai Sô Serious, uma Lactose Ipa, que leva em sua receita coco e graviola foi premiada no Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau este ano; a Maracutaia, uma Fruit Beer com pitaia e a forte citricidade do maracujá , surpreende pela cor rosa-goiaba, pela refrescância e sofisticação; a Alegria nº 9 é uma homenagem à Ode à Alegria, de Friedrich Schille e à sua transformação na 9ª sinfonia de Beethoven, uma Vienna Lager clássica que traz o equilíbrio perfeito entre o amargor do lúpulo europeu e a presença adocicada dos maltes nobres; a Django uma American Brown Ale  com equilibrado aroma de café e chocolate amargo, com um leve toque de mel e presença marcante dos lúpulos americanos cítricos e frutados; a 1516 é uma German Pils  clara, brilhante e leve, com intensas notas aromáticas florais e herbais; a Coração de Leão é uma ESB de coloração vermelho-escuro, com uma forte base de malte, em uma disposição de sabores em perfeita combinação; a Rheingold foi a primeira cerveja da Verace que experimentei, uma Weizen bem carbonatada e refrescante. Alaranjada, não filtrada, com aroma e sabor frutados, também surpreende pela leve picância e cremosidade da espuma; a River Flow é uma American Premium Lager leve, descontraída, refrescante, com baixo teor alcoólico e perfeita para ser brindada à vontade; a Syrena é uma American IPA clara e forte que traz uma verdadeira explosão de lúpulo no aroma e sabor.

Além dessas 13 cervejas comercializadas atualmente, não poderia deixar de citar a Abapuru, uma Fruit Sour ou Fruit Berliner feita com cajá manga e goiaba de forma colaborativa com o Jamal do Beer School para o Beer School Labs. Acidez na medida e o aroma me trouxe lembranças de infância. Ainda dá tempo de colaborar com o projeto, basta acessar o Social Beers.

Segundo o próprio mestre cervejeiro, Túlio, o DNA da Verace tem ido muito pelo caminho de usar frutas em suas receitas e esse caminho tem sido ousado e assertivo.

Expansão

Segundo Alessandro Fontenelle, um dos sócios, a capacidade de brassagem da Verace é para produzir até 2 milhões de litros ao ano. Conforme o crescimento da demanda, serão adicionados novos fermentadores. A primeira expansão foi no início de 2017 e em outubro desse ano haverá ap 2ª expansão, representando um crescimento de 83% em capacidade instalada de fermentadores, permitindo atender o crescimento de demanda.

Festa de um ano da Cervejaria Verace

A comemoração é amanhã, sábado, dia 16 de setembro e promete ser um sucesso! Além da comemoração de um ano, a cervejaria comemora também a união do setor de artesanais e para isso, a Verace convidou algumas cervejarias para fazerem parte da festa: Backer, Krug, Koala, Capa Preta, Dos Caras, Kud, Dunk, Protótipo e Uaimii, que já confirmaram presença. A entrada é de 1 kg de alimento não perecível que será doado a instituições carentes da cidade de Nova Lima.  Os últimos combos que dão direitos a taças e chopes no dia do evento ainda estão disponíveis pelo Sympla. O espaço Kids vai garantir muita diversão para a criançada e tranqüilidade para os responsáveis. E pra animar a festa Lurex, Poison Gás e Flávio Guimarães.

Nós estamos mais do que ansiosos pra essa festa! E você? Já garantiu seu ingresso? Bora?

Uma abraço!